Instituto Pensar - Autorreforma: economia nacional é tema de debate nesta quarta

Autorreforma: economia nacional é tema de debate nesta quarta

por: Ana Paula Siqueira


A economia nacional será o tema da próxima live da série "Revolução Brasileira no século 21?, que será transmitida nesta quarta-feira (5), a partir das 19h. O convidado desta edição é o mestre em ciência política pela Universidade de Brasília (UnB), advogado e ex-deputado constituinte Hermes Zaneti.

O debate será transmitido pelos canais do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na internet e contará com o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira. A Autorreforma do PSB propõe um Plano Nacional de Desenvolvimento baseado no planejamento que para que o país possa se desenvolver em todas as suas potencialidades e garantir oportunidades para a população.

Quem é o convidado

Hermes Zaneti nasceu em Veranópolis (RS). Foi deputado federal por dois mandatos (1982-1990). Como constituinte, presidiu a Comissão de Educação do Congresso. Ele também propôs a auditoria da dívida externa e a emenda do voto aos 16 anos. Na época foi considerado constituinte nota 10 pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Professor e advogado, Zaneti é autor dos livros Juventude e revolução, fruto de sua dissertação de mestrado, e O complô ? Como o sistema financeiro e seus agentes políticos sequestraram a economia brasileira. Este último embasa o tema da live.

O ex-deputado foi líder sindical do movimento dos professores, ele lutou durante a década de setenta pela abertura democrática do país. Foi presidente do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS), da Confederação Brasileira de Professores (CBP) e dirigente da Confederação Mundial dos Professores (CMOP), representando a América Latina.

Ciclo de debates sobre a Autorreforma

A série de lives integra as discussões sobre a Autorreforma do PSB e é promovida pelo Instituto Pensar, o site Socialismo Criativo e o PSB. O evento também contará com a presença de Domingos Leonelli e da integrante da direção da Juventude Socialista Brasileira (JSB) Juliene Silva. A mediação será feia por James Lewis.

A live será transmitida pelo Facebook do PSB e do Socialismo Criativo. Já participaram do ciclo de debates os economistas Marco Antonio Cavalieri e Luiz Gonzaga Belluzo, o geógrafo Elias Jabbour, o professor José Luiz Borges Horta e o socialista e ex-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Jonas Donizette.

Leia mais: Autorreforma do PSB: planejamento é fundamental para o desenvolvimento

Autorreforma do PSB e a revolução brasileira

Caio da Silva Prado Júnior foi um historiador, geógrafo, escritor, filósofo e político. Autor do livro "A revolução brasileira?, lançado em 1966, ele iniciou uma tradição historiográfica identificada com o marxismo, buscando uma explicação diferenciada da sociedade colonial brasileira.

"A teoria da revolução, para ser algo de efetivamente prático na condução dos fatos, será simplesmente ? mas não simplisticamente ? a interpretação da conjuntura presente e do processo histórico de que resulta. Processo esse que na sua projeção futura dará cabal resposta às questões pendentes. É nisso que consiste fundamentalmente o método dialético. Método de interpretação, e não receituário de fatos, dogma, enquadramento da evolução histórica dentro de esquemas abstratos preestabelecidos.?
Caio da Silva Prado Júnior




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: